Postagens populares

terça-feira, 27 de março de 2012

TIPOS DE FERRAMENTAS

CLASSE DAS FERRAMENTAS

A Aisi (American Iron Stell Institute) é a classificação mais comum de aços-ferramenta no Brasil. Também estão presentes as classificações estabelecidas pela SAE e pela norma alemã DIN. Em todos os casos, a nomenclatura desses metais é estabelecida por sua composição,aplicação ou meio de resfriamento. Os sistemas de classificação em uso atribuem aos aços códigos de identificação, compostos em geral de combinações de letras e números.

Aço rápido - As ferramentas de aço rápido possuem, além do carbono, vários elementos de liga, taiscomo tungstênio (W), cobalto (Co), cromo (Cr), vanádio (Va), molibdênio (Mo) e boro (B),que o responsáveis pelas propriedades de resistência ao desgaste e aumentam aresistência de corte a quente até 550º C, possibilitando maior velocidade de corte emrelação às ferramentas de aço carbono. reafiáveis, além de que um grande número dearestas de corte pode ser produzido numa mesma ferramenta. As ferramentas de aço rápidosão comercializadas em forma de bastões de perfis quadrados, redondos ou lâminas,conhecidos como bites.

Metal duro - Metal duro ou carbeto metálico, conhecido popularmente como carboneto metálico,compõe as ferramentas de corte mais utilizadas na usinagem dos materiais na mecânica.O metal duro difere totalmente dos materiais fundidos, como o aço; apresenta-se em formade pó metálico de tungstênio (W), tântalo (Ta), cobalto (Co) e titânio (Ti), misturados ecompactados na forma desejada, recebendo o nome de briquete. O último estágio defabricação do metal duro é a sinterização, em que os briquetes se tornam uma peça acabadade metal duro em forma de pastilha, sob uma temperatura entre 1 300 e 1 600º C.Todo esse processo garante ao metal duro grande resistência ao desgaste, com as vantagensde alta resistência ao corte a quente, pois até uma temperatura de 800ºC a dureza mantém-se inalterada; possibilidade de velocidades de corte de 50 a 200m/min, até vinte vezessuperior à velocidade do aço rápido.Devido à alta dureza, os carbetos possuem pouca tenacidade e necessitam de suportesrobustos para evitar vibrações. As pastilhas de metal duro podem ser fixadas por soldagem,sendo afveis, ou mecanicamente, por meio de suportes especiais que permitemintercâmbio entre elas e neste caso não são reafiáveis; são apresentadas em diversas formase classes, adequadas a cada operação; a escolha das pastilhas é feita por meio de consulta atabelas específicas dos catálogos de fabricantes.

FERRAMENTAS INTERCANBÍAVEIS



Insertos de Metal Duro Intercambiáveis
 

intercambiáveis Em diversas formas e modelos, os insertos intercambiáveis em metal duro são utilizados em todos os processos de usinagem, como por exemplo: fresar, tornear, roscar, sangrar e facear.
São aplicados em sistemas de fresamento, torneamento interno e externo e rosqueamento standard ou especial, e perfis especiais de insertos, sem cobertura, com cobertura de PVD ou CVD, ou feitos de PCD ou CBN.




Ângulos da ferramenta de corte

O fenômeno de corte é realizado pelo ataque da cunha da ferramenta; o rendimento desseataque depende dos valores dos ângulos da cunha, pois é esta que rompe as forças decoesão do material da peça. Os ângulos e superfícies na geometria de corte das ferramentassão elementos fundamentais para o rendimento e a durabilidade delas.A denominação das superfícies da ferramenta, dos ângulos e das arestas é normalizada pelanorma brasileira NBR 6163/90.
Os ângulos da ferramenta de corte são classificados em: de folga α (alfa), de cunha β(beta), de saída γ (gama), de ponta ε (epsilon), de posição χ (chi) e de inclinação de arestacortante λ (lambda).Ângulo de folga αÉ o ângulo formado entre a superfície de folga e o plano de corte medido no plano demedida da cunha cortante; influencia na diminuição do atrito entre a peça e a superfície principal de folga. Para tornear materiais duros, o ângulo a deve ser pequeno; para materiaismoles, a deve ser maior. Geralmente, nas ferramentas de aço rápido a está entre 6 e 12º eem ferramentas de metal duro, a está entre 2 e 8º .
 
TIPOS DE FERRAMENTAS


FERRAMENTAS DE TORNEAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário