As peças cilíndricas, ou que contêm partes cilíndricas, também podem ser representadas com supressão de uma ou duas vistas, desde que se utilizem alguns símbolos adequados.
Analise a projeção de uma peça cilíndrica, em 3 vistas.
Observe que a vista frontal e a vista superior são iguais. Sendo assim, uma delas pode ser suprimida. Como a vista frontal deve permanecer no desenho técnico porque é a vista principal, a vista superior será suprimida.
Examinando as vistas: frontal e lateral, devidamente cotadas, podemos imaginar a forma e o tamanho da peça representada. Observando apenas a vista frontal é impossível saber se a peça tem a forma prismática, cilíndrica ou outra qualquer.
Mas, quando observamos a vista lateral esquerda, que tem a forma circular, concluímos que a peça só pode ser cilíndrica. A representação em vista única, de peças cilíndricas, é possível desde que se utilize a simbologia adequada, que você conhecerá a seguir.
Símbolo indicativo de diâmetro
Na representação da peça cilíndrica em vista única é necessário transmitir a idéia da forma da peça. Para mostrar a forma circular do perfil de peças cilíndricas, utiliza-se o símbolo indicativo do diâmetro, que é representado como segue: Ø. Este símbolo é colocado ao lado esquerdo da cota que indica o diâmetro da peça. Veja.
A vista representada é a vista frontal. Nesse desenho, o sinal indicativo de diâmetro aparece junto à cota 30. Com essa indicação, a interpretação da peça pode ser feita normalmente.
Peças cilíndricas com elementos também podem ser representadas com vista única. Analise um exemplo, a seguir. Mas, antes, observe bem a peça correspondente: uma peça cilíndrica com espiga redonda e furo passante, representada em perspectiva e em duas vistas.
Supressão de vistas em peças cônicas
Observe a perspectiva de uma peça cônica e, ao lado, seu desenho técnico.
Como você deve ter observado, a vista frontal e a vista lateral esquerda são iguais. Uma delas, no caso a vista lateral esquerda, pode ser suprimida.
Mas, as peças cônicas também podem ser representadas com vista única. Para isso, devemos usar o símbolo indicativo de diâmetro.
O símbolo indicativo de diâmetro, ao lado da cota 32 indica que a base da peça tem a forma circular. A cota 40 refere-se à altura da peça. Dessa forma, a vista frontal reúne todas as informações necessárias para compreensão da forma e tamanho da peça.
Supressão de vistas em peças com forma composta
Vamos chamar de peças com forma composta aquelas peças que apresentam combinações de várias formas, como por exemplo: prismática, cilíndrica, cônica, piramidal etc. As peças com forma composta também podem ser representadas com supressão de uma ou de duas vistas. Veja, a seguir, a perspectiva de uma peça com forma composta, ou seja, com forma prismática e cilíndrica e, ao lado, seu desenho técnico em duas vistas.
As vistas representadas são: vista frontal e vista lateral esquerda. A vista superior foi suprimida por ser semelhante à vista frontal.
Você observou que esta peça tem uma parte prismática e três partes cilíndricas, que são as espigas A, B e C. Veja as medidas da peça:
- comprimento, largura e altura da peça: 82 mm, 50 mm, 62 mm;
- comprimento da parte prismática: 54 mm;
- largura e altura da parte prismática: 50 mm;
- diâmetro e altura da espiga A: 44 mm e 12 mm;
- altura e diâmetro do furo não passante: 20 mm e 30 mm;
- comprimento e diâmetro das espigas B e C: 14 mm e 40 mm;
- comprimento e diâmetro do furo passante: 82 mm e 26 mm.
No desenho técnico desta peça, com vista única, todas essas informações aparecem concentradas na vista frontal. O corte parcial ajuda a visualizar a forma e o tamanho do furo não passante superior.
Veja, a seguir, mais um exemplo de peça com forma composta, nesse caso com formas: prismática, piramidal e cônica. Além disso, a peça tem um furo quadrado não passante e também um furo redondo não passante interrompido.
Abaixo você tem a representação desta peça em duas vistas.
Representação com supressão de vistas em corte
Agora você vai estudar a representação com supressão de vistas em desenhos técnicos com cortes. Veja, a seguir, a perspectiva em corte total de uma peça cilíndrica com espiga e furo passante redondo e, ao lado, duas vistas ortográficas.
A vista frontal aparece representada em corte total. Examinando a vista lateral esquerda deduzimos a forma circular da peça, da espiga e do furo.
Esta peça, em corte, também pode ser representada com vista única. Veja.
Com a supressão da vista lateral esquerda foi necessário indicar a forma circular da peça na vista frontal.
Para isso, o símbolo indicativo de diâmetro foi acrescido às cotas 15, 9 e 25 que se referem, respectivamente, aos diâmetros da espiga, do furo e da peça.
Você notou que o nome do corte, que estava na vista frontal, desapareceu do desenho técnico com vista única? Isso porque a vista que trazia a indicação do plano de corte foi suprimida.
Supressão de vistas em peças simétricas
A seguir você vai aprender a interpretar a cotagem de desenhos técnicos com supressão de vistas em representação com meio corte e com vistas parciais.
Representação com supressão de vistas em meio corte
A peça cilíndrica, a seguir, é simétrica longitudinal e transversalmente.
Não há necessidade de representar a vista superior porque ela é semelhante à vista frontal. A vista frontal, representada em meio corte, mostra a aparência externa e os elementos internos da peça. A vista lateral esquerda mostra a forma circular da peça e das espigas.
Podemos representar esta mesma peça com vista única transferindo as cotas dos diâmetros da peça e do furo passante para a vista frontal.
Você notou que a linha de cota da cota Ø14 aparece incompleta? Isso ocorre porque essa cota refere-se a um elemento interno, que tem uma parte oculta. Quando parte do elemento está oculta, a linha de cota não é desenhada completa. Ela apenas ultrapassa um pouco a linha de simetria, de modo a permitir a inscrição clara do valor numérico.
Agora leia as medidas da peça:
- comprimento e diâmetro da peça: 30 mm e 26 mm;
- comprimento e diâmetro das espigas: 5 mm e 20 mm;
- comprimento e diâmetro do furo passante: 30 mm e 14 mm.
Quando o desenho técnico em corte é representado com vista única é absolutamente necessário usar os símbolos indicativos de quadrado e de diâmetro, para dar a idéia da forma da peça com apenas uma vista.
Supressão de vistas em peças com vistas parciais
Anteriormente, você aprendeu a interpretar a forma de peças representadas por meia-vista e por quarta parte de vista. Agora você vai aprender a ler as cotas que indicam as dimensões inteiras das peças representadas apenas parcialmente. Observe a peça representada em perspectiva, a seguir.
Essa peça pode ser representada de várias maneiras, no desenho técnico. A forma de cotagem varia em cada caso. Analise cada uma das possibilidades, a seguir.
É possível, ainda, representar esta mesma peça em vista única e obter todas as informações que interessam para a sua interpretação.
Acompanhe a leitura das cotas da peça, observando esse último desenho:
- comprimento, largura e altura da peça: 26 mm, 26 mm e 12 mm;
- diâmetro e altura da parte superior: 20 mm e 8 mm;
- comprimento, largura e altura do furo quadrado: 10 mm, 10 mm e 12 mm.
Representações com vista única em vistas parciais
O próximo exemplo serve para ilustrar a cotagem de peças representadas em meia-vista.
Neste caso, o desenho técnico pode ser representado sem corte ou com corte. Compare as duas possibilidades.
Repare que as linhas de cota ultrapassam um pouco a linha de simetria. Essas linhas de cota apresentam apenas uma seta. A parte que atravessa a linha de simetria não apresenta seta.
Embora a peça esteja apenas parcialmente representada, as cotas referem-se às dimensões da peça inteira.
Assim, a cota Ø 12 indica o diâmetro do corpo da peça. A cota Ø 6 indica o diâmetro do furo passante e a cota Ø 20 indica o diâmetro do flange. As outra cotas: 18 e 14 referem-se respectivamente, ao comprimento da peça e ao comprimento do corpo da peça.
Para finalizar o assunto, veja como fica o desenho técnico com supressão de vistas de uma peça representada em quarta-parte de vista. Primeiro, observe a peça. Trata-se de um disco com furos, simétrico longitudinal e transversalmente.
Agora, analise a peça representada através de quarta-parte de vista e acompanhe a leitura das cotas.
O diâmetro da peça é 40 mm. O diâmetro do furo central é 12 mm. A cota que indica a distância dos furos menores opostos é 26. O diâmetro dos 6 furos menores é 4 mm. A espessura da peça, indicada pela abreviatura ESP 1, é 1 mm.
As duas linhas de simetria aparecem identificadas pelos dois traços paralelos nas extremidades.
Lembre-se que as representações através de vistas parciais mostram apenas partes de um todo, mas as cotas indicadas nessas vistas referem-se às dimensões do todo.
Postagens populares
-
As peças cilíndricas, ou que contêm partes cilíndricas, também podem ser representadas com supressão de uma ou duas vistas, desde que se u...
-
ÓLEOS REFRIGERANTES SINTÉTICOS ÓLEO SOLÚVEL SEMI-SINTÉTICO, PARA OPERAÇÕES DE USINAGEM. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO É um fluido semi- s...
-
LINHA DE COTA Definiçõ es Cotagem Representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas ...
-
P E R S P E C T I V A S Definição de perspectiva : Ciência da representação gráfica dos objetos com o aspecto visto por nossos olhos. ...
-
Para a construção metálica só tem interesse analisarmos os chamados aços estruturais, tais aços são assim denominados tem características de...
-
CLASSE DAS FERRAMENTAS A Aisi (American Iron Stell Institute) é a classificação mais comum de aços-ferramenta no Brasil. Também estão pre...
-
HACHURAS Hachura significa textura. Sua finalidade é indicar as partes maciças, evidenciando as áreas de corte. As hachuras são constit...
Top top ,mas ainda tenho dificuldade em vista do desenho e suas simbologia
ResponderExcluir